Caso ainda haja dúvidas, favor entrar em contato com a Central de Serviços da DTI.
O problema
Eventualmente, links para arquivos disponibilizados no sistema Owncloud podem encontrar-se “quebrados”, ou seja, o link não abre o arquivo referenciado. Abaixo seguem algumas causas e soluções possíveis para este tipo de problema.
As causas
Links para arquivos no Owncloud podem estar quebrados por causas como:
- Arquivos protegidos por senha.
- O arquivo foi disponibilizado com data de expiração e esta já tenha sido ultrapassada.
- O arquivo não está marcado para compartilhamento.
- O link para o arquivo foi copiado incorretamente pelo editor do conteúdo.
- A opção “Compartilhar link” foi desmarcada e remarcada novamente pelo editor de conteúdo.
Abaixo seguem algumas imagens referentes ao problema 1 e (2 e 3) e 4 respectivamente.



A solução
Ao disponibilizar arquivos no Owncloud é necessário obter o link de compartilhamento corretamente. para isso clique no ícone de compartilhamento do arquivo, aquele ícone de três pontos ligados por linhas, aquele parecido com o sinal de menor ( < ). Em seguida, na opção Compartilhamento marque a opção Compartilhar link e copie o endereço que será gerado abaixo. Veja a imagem.
Este endereço é o link que você deverá utilizar para acessar o arquivo no Owncloud; Este é também o link que você, editor de conteúdo, colocará no site para que os visitantes abram o arquivo.
- Observe que as opções Proteger com senha e Definir data de expiração devem obrigatoriamente estar desmarcadas.
- Observe também que uma vez gerado o link de compartilhamento, se a opção Compartilhar link for desmarcada e marcada novamente, o link de compartilhamento que será gerado novamente nunca será igual ao que estava antes. Portanto, evite desmarcar a opção Compartilhar link se não for propositalmente.
Mais detalhes sobre o compartilhamento de documentos do Word, Excel e Powerpoint no site encontram-se em nosso tutorial.
