Links quebrados (não acessíveis) para documentos do sistema Owncloud

18/11/2021 Por Jader Duque

O problema

Eventualmente, links para arquivos disponibilizados no sistema Owncloud podem encontrar-se “quebrados”, ou seja, o link não abre o arquivo referenciado. Abaixo seguem algumas causas e soluções possíveis para este tipo de problema.

Contudo, ressaltamos que mantemos um tutorial completo e atualizado com informações para quase todas as ações que os editores das páginas do site possam precisar para atualizar o conteúdo das páginas. Confira!

As causas

Links para arquivos no Owncloud podem estar quebrados por causas como:

  1. Arquivos protegidos por senha.
  2. O arquivo foi disponibilizado com data de expiração e esta já tenha sido ultrapassada.
  3. O arquivo não está marcado para compartilhamento.
  4. O link para o arquivo foi copiado incorretamente pelo editor do conteúdo.
  5. A opção “Compartilhar link” foi desmarcada e remarcada novamente pelo editor de conteúdo.

Abaixo seguem algumas imagens referentes ao problema 1 e (2 e 3) e 4 respectivamente.

Problema 1
Problemas 2 ou 3
Problema 4

A solução

Ao disponibilizar arquivos no Owncloud é necessário obter o link de compartilhamento corretamente. para isso clique no ícone de compartilhamento do arquivo, aquele ícone de três pontos ligados por linhas, aquele parecido com o sinal de menor ( ). Em seguida, na opção Compartilhamento marque a opção Compartilhar link e copie o endereço que será gerado abaixo. Veja a imagem.
Este endereço é o link que você deverá utilizar para acessar o arquivo no Owncloud; Este é também o link que você, editor de conteúdo, colocará no site para que os visitantes abram o arquivo.

Mais detalhes sobre o compartilhamento de documentos do Word, Excel e Powerpoint no site encontram-se em nosso tutorial.

Caso ainda haja dúvidas, favor entrar em contato com a Central de Serviços da DTI.